01/04/2024
Este artigo pode abordar técnicas e exercícios práticos que os leitores podem implementar para fortalecer sua resiliência emocional e lidar melhor com desafios e estresses cotidianos.
Texto indicado para pessoas neurotipicas***
È importante antes de iniciar a busca por como encontrar melhores estratégias de melhorar sua resiliência, analisar em que contexto você está. Tenho observado frequentemente, em minhas consultas, que o ambiente de trabalho costuma ser altamente tóxico, competitivo com poucas possiblidades de desenvolvimento profissional. Essa fator, acaba levando as pessoas a adoecerem muito psicologicamente, e trazendo prejuízos em ambas esferas da vida.
Bom se após analisar esse contexto, e perceber que se trata de um ambiente que te adoece, não será estratégias para ser resiliente que te ajudará, talvez, precise de orientação profissional de quem conhece o mercado de trabalho e trabalha com comportamento, para te ajudar a alinhar sua rota profissional, uma vez que há soluções, mesmo em situações adversas, contudo, cada situação exige particularidades que merecem ser tratadas de maneira singular...
Dito isso, quando o ambiente de trabalho é saudável, resiliência é muitas vezes você ser flexível com as situações. Isso pode ser ampliado a partir de treino.
Quando você faz uso de elementos diversificados no seu cotidiano, estimula sua cognição a se relacionar com o plural de contextos, favorecendo sua resiliência. Esses elementos podem ser tanto alimento, situações, pessoas, ambiente, isso gera conhecimento de possibilidades o que amplia seu leque de respostas;